quarta-feira, 9 de março de 2011

Técnicas Ashi Waza

     De Ashi Barai: Vira para dentro a sola do pé que não está servindo de apoio e aplica uma rasteira na perna avançada do oponente.


     Hiza Guruma: Coloque a perna que você não estiver como apoio na altura da rótula do oponente, e ultilizando esse pé como ponto de apoio, gire o oponente com ajuda de ambas as mãos, derrubando-o.


     Sassae Tsuri Komi Ashi: Neste golpe você precisa estar mais próximo ao oponente, na puxada mantenha a mão esquerda distante do corpo. Avance o pé esquerdo sobre o pé direito do oponente, mantenha sempre pressão da mão esquerda e empurre a da direita.



     Uki Goshi: Abraça o oponente pela cintura de costas para ele, introduz quadris diante dele e derruba-o à sua frente, com o uso das mãos e dos quadris como ponto de apoio.


     O Soto Gari: Desequilibre o oponente para a direita, leve a perna esquerda ao lado da perna de apoio dele (direita), e aplique uma ampla aparada nela como seu pé direito. Ele cairá para trás.



     O Uchi Gari: Enganche sua perna direita na esquerda dele e empurre-o para trás.


     Ko Soto Gari: Neste golpe dobre o pé como se fosse uma foice, apanhe o calcanhar do oponente por trás e derrube-o.


     Ko Uchi Gari: Neste golpe usamos o pé direito para acertar o calcanhar direito pelo lado de dentro.


     Okuri Ashi Harai: Neste golpe você acompanha o oponente na mesma direção em que ele está se movendo e force ambas as pernas dele para o outro lado a fim de derruba-lo.


     Uchi Mata: Neste golpe você desequilibra o oponente para frente, introduz a perna esquerda por entre as pernas dele, estica a perna direita para fora, e carregando-o com a bacia na região da virilha dele, levanta e joga-o no chão.


     Ko Soto Gake: No momento em que estiver pressionando o oponente com ambas as mãos, carregue o pé esquerdo dele para cima com a sola do pé direito. Imprima toda força nos pés e nas mãos para derruba-lo à retaguarda esquerda.

Faixas do judo

     As faixas do judo são em alguns países diferentes, contendo mais ou menos cores dentre elas estão no Brasil as seguintes:

  • Branca (mukyu).
  • Cinza (shichikyu)
  • Azul (rokukyu)
  • Amarela (gokyu)
  • Laranja (chikyu)
  • Verde (sankyu)
  • Roxa (nikyu)
  • Marrom (ikyu)
  • Preta (ichidan)
     A partir da preta começa o dan, que são as aprovações para passar de faixa preta à faixa branca - vermelha e vermelha. 


A criação do judo

     O criador do judo foi um sujeito chamado Jigoro Kano, que antes de criar o judo havia estudado o jiujitsu, Jigoro Kano acreditava que se devia fazer o mínimo de esforço possível para obter a máxima potência, ou seja, aplicar mais técnica do que força sobre o oponente, para que o mais fraco também visse que ele tinha chançe de ganhar e visse e versa.
     A primeira escola de judo foi a Kodokan de 1882 em Tokyo no Japão no templo Eishoji, naquela época o judo ainda não tinha sido perfeitamente desenvolvido e só seria em 1887, pois Kano incluiria os estrangulamentos (shime-waza) e todas as outras técnicas no solo do judo.
     O judo apartir daí começou a se espalhar pelo mundo, pois Jigoro Kano havia vistado a Europa e os Estados Unidos em 1889, e teria seu livro de nome Judo traduzido para o inglês em 1937.